Menu fechado

A Casa de Deus

CASA DE DEUS
Leitura Bíblica:
2Crônicas 6.40-42,7.1-3

[Em Cristo Jesus] também vós, juntos, sois edificados para morada de Deus no Espírito (Ef 2.22).

Para o ser humano, a moradia é uma das mais importantes conquistas da vida. No Brasil, vemos séria crise nesse sentido: de um lado, muita carência; do outro, exploração da necessidade alheia. Com inúmeras pessoas sem condições de ter sua casa, as invasões se sucedem e as favelas se perpetuam.

Deus tinha dado um território ao seu povo escolhido, mas ainda não determinara uma habitação para si mesmo. Davi quis construir um templo para o Senhor, mas este transferiu a responsabilidade para Salomão, filho e sucessor do rei. O texto bíblico de hoje traz o final da oração de Salomão no culto de consagração deste novo templo. É notável como este rei se julgou indigno de construí-la! Ao suplicar pela misericórdia de Deus, mostrou que tinha consciência dessa indignidade. E o Senhor respondeu a essa postura humilde enchendo o templo com sua glória. Para a alegria do povo, veio morar em meio aos israelitas.

Até hoje, ter esse tipo de relacionamento com Deus começa com a consciência da nossa indignidade. É preciso entender que não adianta negociar com o Senhor, pois ele é infinitamente superior, e nada do que fazemos é suficiente para merecer a honra de tê-lo “habitando” em nós. Ainda assim, ele providenciou um meio para que isso fosse possível: a morte e a ressurreição de Jesus Cristo cobrem a indignidade do ser humano. Assim, aqueles que se submetem a ele tornam-se, juntos, a nova morada de Deus, por meio do Espírito Santo que os preenche e transforma. Então, as atitudes e o caráter dos que foram salvos por Cristo passam a refletir a glória de Deus neste mundo, inspirando outros a louvá-lo.

É exatamente essa a missão do cristão: que sua conduta e palavras demonstrem a obra de Deus, a fim de provar que são, de fato, morada do Senhor, e inspirar muitos outros a seguir o mesmo caminho.

Manoel de Jesus Thé, São Paulo/SP

O filho de Deus tem o Espírito Santo morando dentro de si, e assim nunca fica longe do Senhor.

Publicado em:Devocionais

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.