Na tradição rabínica, uma semente que era espalhada pelo semeador era frequentemente usada para descrever e simbolizar algo minúsculo que estava acontecendo. Jesus muitas vezes descreveu assim Seu reino, como sendo como uma pequena semente lançada, que irá crescer a despeito das probabilidades.
No capítulo 4 de Marcos, Jesus compartilha uma série de parábolas em torno do tema de sementes e semeadores. Elas estão todas relacionadas entre si, como partes de uma colcha de retalhos. Nas parábolas anteriores à está parábola, Jesus é a pessoa que semeia.
Mas nesta passagem, Jesus fala de nós – os que O seguem como o semeador. Em outras palavras, Deus quer que sejamos colaboradores dEle para cumprir Seus propósitos. Deus semeia e nos convida a entrar em Seus planos para, unidos a Ele, nos tornarmos uma parte fundamental deste processo.
Isto, por si só, é um presente e um privilégio! À medida que crescemos em Cristo, tornamo-nos cada vez mais frutíferos. Começamos a nos desenvolver à medida que nossas sementes começam a germinar e a crescer.
É como se Ele nos chamasse de “lançadores de sementes”. Cada um de nós está nos propósitos divinos de Deus, e nosso papel é personalizado para se ajustar às habilidades únicas que Ele deu a cada um de nós.
Dizem que não devemos julgar nossos dias pela colheita que colhemos, mas sim pelas sementes que semeamos.
Vemos isso em nossas vidas, por exemplo, nas mães que lançam sementes de carinho e amor na vida de seus filhos. Ou nos professores que semeiam encorajamento e conhecimento em seus alunos. Pastores e líderes semeiam o amor de Deus na vida daqueles em suas congregações.
Todos os dias plantamos sementes que impactam outras pessoas e farão parte do futuro. Então pergunte-se hoje: Que tipo de sementes você pode plantar na vida de quem lhe cerca?
Se pararmos para refletir, veremos que as sementes que podemos lançar são muitas. Deus deu a cada um sementes para plantar na vida daqueles que Ele ama. Receba-as, distribua-as e veja o poder do Espírito Santo trazê-las à vida ao seu redor, na vida das pessoas quem ama e nas outras que você encontrar.