Os Puritanos

 

Os Puritanos

O Puritanismo foi um movimento não organizado que envolvia cristãos zelosos, metódicos, idealistas, realistas, cultos, íntegros, com experiência espiritual profunda, práticos, formadores da verdadeira família cristã, cheios de ideais de renovação para a Igreja que envolvesse enriquecimento das verdades de Deus e ardor na devoção pessoal. OS PURITANOS são um exemplo de equilíbrio na vida cristã: PIEDADE E ORTODOXIA.
Grandes Testemunhos
Charles Spurgeon, o Príncipe dos Pregadores, se referindo ao valor dos Puritanos – por isso foi um dos ministros que teve riquíssima biblioteca puritana – afirmou: “Os homens modernos seriam mais ricos se pelo menos comessem das migalhas que caem da mesa dos Puritanos”. Spurgeon tinha sempre à sua cabeceira os livros em grande parte, foram instrumentos usados por Deus para a sua conversão.
George Whitefield afirmou que foram os livros de Baxter que o livraram de se tornar um asceta, místico ou legalista. A respeito dos Puritanos falou: “Ministros nunca escrevram ou pregaram tão bem quanto os que estão sob a cruz; O Espírito de Cristo e da glória, então, repousa sobre eles. Foi isto, sem dúvida, que transformou os puritanos em tão incandescentes luzes… de um modo especial escreveram e pregaram como homens que tinham autoridade, eles ainda falam; uma unção especial os abençoa”.

Relevância

Quando tomamos conhecimento do puritanismo e sua relevância; quando nos deparamos com a literatura, riquíssima, penetrante, que fez o Dr. J.I.Packer se expressar: “Devo mais a literatura Puritana do que a qualquer teologia que já lí”, sentimos o coração se encher de vigor e ansiedade para difundir o que consideramos necessário para o povo de Deus, hoje, no Brasil.
Texto extraído da editora Os Puritanos.

 

1 comentário em “Os Puritanos

  1. Pingback: As cinco marcas do verdadeiro sermão. – O Livreiro Cristão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.